quarta-feira, 6 de outubro de 2010

CULTURAS NACIONAIS ( 3 POSTAGEM)


No mundo moderno, as culturas nacionais em que nascemos se constituem em uma das principais fontes de identidade cultural. Ao nos definirmos, algumas vezes dizemos que somos ingleses ou galeses ou indianos ou jamaicanos. Obviamente, ao fazer isso estamos falando de forma metafórica. Essas identidades não estão literalmente impressas em nossos genes. Entretanto, nós efetivamente pensamos nelas como se fossem parte de nossa natureza essencial.
Nós só sabemos o que significa ser “inglês" devido ao modo como a "inglesidade" (Englishness) veio a ser representada - como um conjunto de significados - pela cultura nacional inglesa. Segue-se que a nação não é apenas uma entidade política mas algo que produz sentidos - ­um sistema de representação cultural. As pessoas não são apenas cidadãos/ãs legais de uma nação; elas participam da idéia da nação tal como representada em sua cultura nacional. Uma nação é uma comunidade simbólica e é isso que explica seu "poder para gerar um sentimento de identidade e lealdade" (Schwarz, 1986, p.106).
Grupo amjif5: Marta, Ydiane e Flavia.

Um comentário:

  1. Pessoal,

    Pelo que eu pude perceber vcs não fazem um comentário sobre o capítulo do livro em questão.
    Ao invés disso, vcs postam um trecho do capítulo na íntegra. Não é essa a proposta já por divesas vezes colocada em classe.

    ResponderExcluir