segunda-feira, 4 de outubro de 2010

3º Fórum Nascimento e morte do Sujeito Moderno

Com as mudanças e transformações associadas à modernidade o individuo se libertou de seus apoios estáveis nas tradições e nas estruturas pois,
acreditava-se que esses eram divinamente estabelecidas, não estavam sujeitas, a mudanças.
O nascimento do individuo soberano, entre o humanismo renascentista representou uma ruptura importante para o surgimento de uma nova concepção. A reforma e protestantismo, que libertaram a consciênciaindividual das instituições religiosas,o iluminismo centrado na imagem do homem racial, cientifica, libertado do dogma e da intolerância foram movimentos importante na cultura e pensamento ocidental que tambem contribuíram para uma nova concepção.
Dois importantes eventos contribuíram para a articulação de um conjunto mais amplo de fundamentos conceptuais para o sujeito moderno ,a biologia DarWiniana. O sujeito humano foi Biologizado a razão tinha uma base na natureza e a mente um fundamento no desenvolvimento físico do celebro humano e a sociologia fornecendo uma critica do individualismo racional do sujeito cartesiano.localizou o individuo como processo em grupo e nas normas coletivas.
" O sujeito" do Iluminismo, visto como tendo uma identidade fixa e estável, foi descentrado nas identidades abertas, contraditórias, inacabadas, fragmentadas do sujeito, pós moderno.





Grupo Letrados FSLF:Evelyn,Juarez,Janete, Natália e Ingryd.







Um comentário:

  1. Pessoal,

    A seleção dos fragmentos por vcs operada denota reconhecimento dos pontos principais da discussão desenvolvida no capítulo em questão. Mas, como venho dizendo, é preciso abrir mão da paráfrase e partir para uma reflexão mais autoral do texto estudado.

    ResponderExcluir