A formação de uma identidade cultural de um sujeito dar-se atráves de uma busca da identidade nacional. Esta busca resulta em um resgate das nossas origens tradicionais, do nosso contexto histórico e de nossas heranças culturais. Segundo o autor Gellner não nascemos com uma identidade nacional, esta é formada e transformada no interior de cada um, posto que uma nação é uma comunidade simbólica que gera um sentimento de identidade.
Esta formação de uma cultura nacional contribuiu para criar padrões de alfabetização, generalizar uma única língua a ser usada como meio dominante de comunicação em toda nação criando uma cultura homogênea.
Essas culturas nacionais constroem sentidos sobre a nação, portanto, constroem identidades que buscam os sentidos nas origens culturais, na tradição, nas histórias vividas e se não encontradas são inventadas e assim constroem uma “comunidade imaginada”. As culturas nacionais se equilibram entre o tradicional e o moderno, e é tentada a voltar no passado e restaurar as identidades passadas, além de mobilizar as pessoas, preparando-as para a modernização.
Segundo o autor Esnest Renan três coisas constituem o princípio de uma unidade de nação: a tradição, os objetivos em comum e a conservação da herança, enquanto que o autor Timothy Brennan relata que a palavra nação refere-se tanto ao moderno estado-nação quanto a algo mais antigo e nebuloso. No entanto, as identidades nacionais representam o resultado dessas duas convicções.
De acordo com Gellner, a identificação da unificação nas culturas nacionais é devido a cada sociedade ter uma mesma cultura. Enquanto que, para Ernest Rennan deve-se apagar as coisas ruins e só lembrar as conquistas, pois ser nação para ele está ligado aos mesmos objetivos, com princípio espiritual, de sentimentos bons,de desejos intensos comuns de viver em conjunto, com coragem, vontade e solidariedade.
Portanto uma forma de identificar as identidades nacionais é representá-las como a expressão da cultura de um único povo. Mas a herança de uma única etnia não existe nem no passado nem na modernidade. As nações modernas são miscigenadas na raça e na cultura o que as podem diferenciar é a forma de falar, o sotaque, as diferentes características físicas e corporais que diferenciam um grupo do outro.
Esta formação de uma cultura nacional contribuiu para criar padrões de alfabetização, generalizar uma única língua a ser usada como meio dominante de comunicação em toda nação criando uma cultura homogênea.
Essas culturas nacionais constroem sentidos sobre a nação, portanto, constroem identidades que buscam os sentidos nas origens culturais, na tradição, nas histórias vividas e se não encontradas são inventadas e assim constroem uma “comunidade imaginada”. As culturas nacionais se equilibram entre o tradicional e o moderno, e é tentada a voltar no passado e restaurar as identidades passadas, além de mobilizar as pessoas, preparando-as para a modernização.
Segundo o autor Esnest Renan três coisas constituem o princípio de uma unidade de nação: a tradição, os objetivos em comum e a conservação da herança, enquanto que o autor Timothy Brennan relata que a palavra nação refere-se tanto ao moderno estado-nação quanto a algo mais antigo e nebuloso. No entanto, as identidades nacionais representam o resultado dessas duas convicções.
De acordo com Gellner, a identificação da unificação nas culturas nacionais é devido a cada sociedade ter uma mesma cultura. Enquanto que, para Ernest Rennan deve-se apagar as coisas ruins e só lembrar as conquistas, pois ser nação para ele está ligado aos mesmos objetivos, com princípio espiritual, de sentimentos bons,de desejos intensos comuns de viver em conjunto, com coragem, vontade e solidariedade.
Portanto uma forma de identificar as identidades nacionais é representá-las como a expressão da cultura de um único povo. Mas a herança de uma única etnia não existe nem no passado nem na modernidade. As nações modernas são miscigenadas na raça e na cultura o que as podem diferenciar é a forma de falar, o sotaque, as diferentes características físicas e corporais que diferenciam um grupo do outro.
Acadêmicas:Ana Regina; Cleyanne; Aline; Patrícia; Sheyla
Poeticidade do samba de coco
Pessoal,
ResponderExcluirO post demonstra que houve um esforço no sentido da compreensão da discussão desenvolvida por Hall. Contudo, chamo atenção ao fato de que, no texto de vcs,problemas de coesão e de concordância, às vezes comprometem a coerência da exposição. Vejamos um exemplo: "As culturas nacionais se equilibram entre o tradicional e o moderno, e é tentada a voltar no passado e restaurar as identidades passadas". Aí "é tentada" se refere a quê? Vejamos outro exemplo: "De acordo com Gellner, a identificação da unificação nas culturas nacionais é devido a cada sociedade ter uma mesma cultura". O sentido da colocação citada aparece aí truncado. Há outras passagens em que problemas de coesão não chegam a comprometer o sentido. Mesmo assim, é fundamental, em um texto de cunho acadêmico, evitar deslizes dessa natureza. Digo o mesmo para construções como "A formação de uma identidade cultural de um sujeito dar-se atráves de uma busca da identidade nacional". O certo seria usar o verbo "dar" na terceira pessoa ("dá-se" ou melhor "se dá").