domingo, 3 de outubro de 2010

Resposta do 4º fórum

A formação de uma identidade cultural de um sujeito dar-se atráves de uma busca da identidade nacional. Esta busca resulta em um resgate das nossas origens tradicionais, do nosso contexto histórico e de nossas heranças culturais. Segundo o autor Gellner não nascemos com uma identidade nacional, esta é formada e transformada no interior de cada um, posto que uma nação é uma comunidade simbólica que gera um sentimento de identidade.
Esta formação de uma cultura nacional contribuiu para criar padrões de alfabetização, generalizar uma única língua a ser usada como meio dominante de comunicação em toda nação criando uma cultura homogênea.
Essas culturas nacionais constroem sentidos sobre a nação, portanto, constroem identidades que buscam os sentidos nas origens culturais, na tradição, nas histórias vividas e se não encontradas são inventadas e assim constroem uma “comunidade imaginada”. As culturas nacionais se equilibram entre o tradicional e o moderno, e é tentada a voltar no passado e restaurar as identidades passadas, além de mobilizar as pessoas, preparando-as para a modernização.
Segundo o autor Esnest Renan três coisas constituem o princípio de uma unidade de nação: a tradição, os objetivos em comum e a conservação da herança, enquanto que o autor Timothy Brennan relata que a palavra nação refere-se tanto ao moderno estado-nação quanto a algo mais antigo e nebuloso. No entanto, as identidades nacionais representam o resultado dessas duas convicções.
De acordo com Gellner, a identificação da unificação nas culturas nacionais é devido a cada sociedade ter uma mesma cultura. Enquanto que, para Ernest Rennan deve-se apagar as coisas ruins e só lembrar as conquistas, pois ser nação para ele está ligado aos mesmos objetivos, com princípio espiritual, de sentimentos bons,de desejos intensos comuns de viver em conjunto, com coragem, vontade e solidariedade.
Portanto uma forma de identificar as identidades nacionais é representá-las como a expressão da cultura de um único povo. Mas a herança de uma única etnia não existe nem no passado nem na modernidade. As nações modernas são miscigenadas na raça e na cultura o que as podem diferenciar é a forma de falar, o sotaque, as diferentes características físicas e corporais que diferenciam um grupo do outro.

Acadêmicas:Ana Regina; Cleyanne; Aline; Patrícia; Sheyla

Poeticidade do samba de coco

Um comentário:

  1. Pessoal,

    O post demonstra que houve um esforço no sentido da compreensão da discussão desenvolvida por Hall. Contudo, chamo atenção ao fato de que, no texto de vcs,problemas de coesão e de concordância, às vezes comprometem a coerência da exposição. Vejamos um exemplo: "As culturas nacionais se equilibram entre o tradicional e o moderno, e é tentada a voltar no passado e restaurar as identidades passadas". Aí "é tentada" se refere a quê? Vejamos outro exemplo: "De acordo com Gellner, a identificação da unificação nas culturas nacionais é devido a cada sociedade ter uma mesma cultura". O sentido da colocação citada aparece aí truncado. Há outras passagens em que problemas de coesão não chegam a comprometer o sentido. Mesmo assim, é fundamental, em um texto de cunho acadêmico, evitar deslizes dessa natureza. Digo o mesmo para construções como "A formação de uma identidade cultural de um sujeito dar-se atráves de uma busca da identidade nacional". O certo seria usar o verbo "dar" na terceira pessoa ("dá-se" ou melhor "se dá").

    ResponderExcluir