segunda-feira, 11 de outubro de 2010

As Culturas Nacionais Como Comunidades Imaginadas

4ª POSTAGEM

Stuart Hall afirma que a principal fonte de identidade cultural é a identidade nacional (Aquela em que o indivíduo nasce). A partir desta identidade outros elementos são agregados ao indivíduo formando assim a sua identidade cultural dentro da nação, dentre estes elementos destacamos a língua, como Stuart Hall cita Saussure: “A língua é um sistema social e não um sistema individual”.
Uma cultura nacional é um modo de construir sentidos que influenciam tanto nossas ações, quanto a concepção que temos de nós mesmos.
Ernest Renan afirma que nação é um sentimento de pertença, é a vontade de viver em conjunto e perpetuar a herança que se recebe. Sendo assim ao discutirmos o deslocamento das identidades nacionais devemos ter em mente a forma pelas quais as culturas nacionais estão contribuindo para a junção das diferenças numa única identidade.

GRUPO-MINORIAS SEXUAIS
COMPONENTES – Alex Correia Santos
Jaqueline Tavares de Mendonça
Michelainy Maria Campos Santos
Suelma de Lima Ramos

4 comentários:

  1. A identidade nacional, com a vontade de construir ou fazer alguma coisa junto independente de raça, religião ou nacionalidade, apagando a imagem ruim do passado, construindo coisas boas no futuro.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. As culturas nacionais,ao produzir sentidos sobre "nação",quando nos identificamos, construimos identidades.
    Michelainy Maria Campos Santos

    ResponderExcluir
  4. Grupo Minorias Sexuais,

    Estou gostando de ver o crescimento de vocês. Com certeza, é possível ir bem mais longe,desenvolvendo o comentário sobre a reflexão do autor, sem perder de vista o todo.

    ResponderExcluir