segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Nascimento e morte do sujeito

O sujeito moderno emerge num momento particular que é o seu nascimento, podendo mudar a sua história e arte, podemos contemplar a sua “morte”.

No individualismo houve a libertação do indivíduo, de seus apoios estáveis nas tradições e estruturas.

O filósofo René Descartes (1596-1650) pai da filosofia moderna, colocando o sujeito individual, constituído por sua capacidade para racionar e pensar “cogito, ergo Sun”, penso logo, existo.

No século XVIII, os processos da vida moderna eram centrados no indivíduo “sujeito-da-razão”, à medida que a sociedade modernizada complexando-se adquiria forma mais coletiva e social, surgindo uma concepção mais social do sujeito.

Os aspectos de formação do nascimento do sujeito que deixa dividido, a exemplo a negação de sua a parte feminina ou masculina, permanece com ele por toda a vida, que vivencia sua identidade como se ela estivesse reunida, formando a origem contraditória da identidade.

Um comentário:

  1. Pessoal,

    A postagem apresenta problemas de construção textual. Vcs fazem uma tentativa de destacar os principais pontos da discussão desenvolvida pelo autor no capítulo em questão. Contudo, a postagem é marcada por falhas de coesão que muitas vezes comprometem a corência do texto. Tomemos como exemplo o seguinte período:
    "O filósofo René Descartes (1596-1650) pai da filosofia moderna, colocando o sujeito individual, constituído por sua capacidade para racionar e pensar “cogito, ergo Sun”, penso logo, existo." Veja que "colocando o sujeito individual" é uma oração subordinada adverbial, seguida de uma oração subordinada adjetiva ("constituído por sua capacidade para racionar e pensar “cogito, ergo Sun”, penso logo, existo"). Como tal, ela precisa estar subordinada a uma oração principal para significar algo. No mais, sinto falta de uma exposição mais sistemática das questôes abordadas por Hall, que evite a simplificação excessiva do conteúdo da reflexão desenvolvida no capítulo em questão.

    ResponderExcluir