domingo, 26 de setembro de 2010

BLOCO DE RESPOSTAS DO 2º FÓRUM

O SUJEITO MODERNO

No capitulo Nascimento e Morte do Sujeito Moderno, Stuart Hall faz um esboço da descrição feita por alguns teóricos contemporâneos e das principais mudanças na forma pela qual conceitualiza a noção de sujeito e da identidade do pensamento moderno. Aborda a imergência do sujeito no período denominado de modernidade tardia.
O sujeito moderno reúne dois significados distintos de: indivisível e singular. Alguns movimentos importantes contribuíram para a concepção de sujeito moderno. A reforma e o Protestantismo, através das quais e libertaram a consciência das, então, dominantes instituições religiosas. O Humanismo Renascentista que colocou o homem no centro do universo, as revoluções cientificistas que conferiram ao homem as capacidades de investigação e domínio sobre a natureza, e o iluminismo centrado na imagem do homem racional, cientifico e livre dos dogmas e da intolerância.
Quanto ao caráter da mudança na modernidade tardia, também está relacionado o fato de que o processo de mudança conhecido como “Globalização” e seu impacto sobre a identidade cultural.
Em essência, o argumento é que a mudança na modernidade tardia tem um caráter muito especifico, ou seja, a mudança do sujeito moderno unificado para o sujeito contemporâneo. Enfim, a modernidade libertou o homem das tradições que eram divinamente estabelecidas, o homem passou a ser soberano, dono de suas vontades, movido pela razão. Surgindo assim, como fruto do ceticismo, o sujeito moderno.

Desci um dia ao tenebroso abismo,
Onde a dúvida ergueu altar profano;
Cansado de lutar no mundo insano,
Fraco que sou, volvi ao ceticismo.

Da Igreja - a Grande Mãe - o exorcismo
Terrível me feriu, e então sereno,
De joelhos aos pés do Nazareno
Baixo rezei, em fundo misticismo:

- Oh! Deus, eu creio em ti, mas me perdoa!
Se esta dúvida cruel qual me magoa
Me torna ínfimo, desgraçado réu.

Ah, entre o medo que o meu Ser aterra,
Não sei se viva p’ra morrer na terra,
Não sei se morra p’ra viver no Céu!

Augusto dos Anjos
Postado por grupo @ univesit @ Maria, Rosa,Vivian, Grazi,

A identidade Cultura da Pós-Modernidade

Nada do que foi será
De novo do jeito que já foi um dia
Tudo passa
Tudo sempre passará
A vida vem em ondas
Como um mar
Num indo e vindo infinito
Tudo que se vê não é
Igual ao que a gente viu há um segundo
Tudo muda o tempo todo no mundo
Não adianta fugir
Nem mentir pra si mesmo agora
Há tanta vida lá fora
Aqui dentro sempre
Como uma onda no mar!

Lulu santos


o sujeito pós-moderno é definido historicamente, e não mais biologicamente, entretanto o sujeito assume identidades diferentes em diferentes momentos, afetadas tanto pelos processos de socialização quanto de globalização dos meios de comunicação e informação. A sociedade em que vive o sujeito não é um todo unificado e monolítico, uma totalidade, que flui e evolui a partir de si mesma, pois está também constantemente sendo descentrada e deslocada por forças externas.

NA RUA DE FRENTE

Na minha rua estão cortando árvores
Botando trilhos
Construindo casas.

Minha acordou mudada
Os vizinhos não se conformam.
Eles não sabem que a vida
Tem dessas exigências brutas.

Só minha filha gaza o espetáculo
E se diverte com os andaimes,
A luz da solda autógena
E o cimento escorrendo nas formas.

Carlos Drummond De Andrade

Discentes: Ana Claudia
Magda Cavalcante
Maria Ivete
Paulyne Rodrigues


IDENTIDADE

De acordo com o livro de Stuart Hall, Identidade é a igualdade completa. Logo as pessoas precisam aprender a saber a se reconhecer. A cultura exerce e sempre vai exercer um papel principal para delimitar as diversas personalidades, os padrões de conduta e ainda as caracteristicas própias de cada grupo humano.A identidade não é só o que a pessoa aparenta, ela agrupa várias idéias como a noção de permanência, de pontos que não mudam com o tempo. Portanto isso é ter uma identidade definida.
Equipe: Marilene, Cláudia Cerqueira, Iara, Flávia e Pedro Paulo
Postado por festejos juninos às 16:05
3º período de Letras

Nascimento e Morte do Sujeito Moderno

“A modernidade libertou o homem das tradições que eram divinamente estabelecidas. O homem passou a ser soberano. O sujeito moderno surgiu como fruto do ceticismo”“A idéia de que as identidades eram plenamente unificadas e coerentes e que agora se tornaram totalmente deslocadas é uma forma altamente simplista de contar a estória do sujeito moderno”.
Grupo Amjif5: ( Marta, Flavia, Jhon, Idiane).
Postado por garcia morena às 07:03

VÁRIOS PAPÉIS x VÁRIAS IDENTIDADES
Sabe-se que hoje, os indivíduos, homens e mulheres, assumem vários papéis na sociedade. Partindo desse fato, fazemos as seguintes reflexões: Uma só identidade será capaz de dar conta desses vários papéis? Precisará o indivíduo pós-moderno de várias "identidades" para desempenhar a multiplicidade de papéis que o mundo pós-moderno lhe impõe? Será que o deslocamento do "eu" ideal para o eu real?
Assim como não há um só conceito de cultura que reponda satisfatoriamente o que esta significa, não existe também uma concepção unívoca do que realmente é "identidade".
Desta forma, as três concepções de sujeito abordadas neste livro, servem apenas como norte para as discussões e reflexões sobre o assunto identidade cultural, visto que a identidade não é algo estático ou inerte, ao contrário, é um processo dinâmico e em constante transformações - a exmplo da cultura.
Postado por INTERATIVO (Glinan,Bel,Jose,Marivaldo,Rosangela) às 11:17

O SER HUMANO MODERNO

Segundo Stuart Hall, o ser humano moderno está passando por uma crise de identidade cultural que consequentemente ocasiona o declínio das "velhas identidades".Diante disso pode-se perceber que a fragmentação das identidades modernas é devido a um tipo de mudança estrutural que está transformando as sociedades do século XX .Segundo o crítico social Kobena Mercer, " a identidade somente se torna uma questão quando está em crise".As transformações estão também mudando as identidades pessoais, posto que esta transformação dos indivíduos constitui a crise de identidade tão comentada por Stuart Hall que nos remete a questão de que possivelmente é a própria modernidade que está sendo transformada. Contudo para explicar melhor esta argumentação Hall, propôs uma análise de três concepções de identidade:
a) Sujeito do iluminismo=baseia-se na concepção de que o ser humano é um indivíduo totalmente centrado e unificado dotado dos princípios do movimento iluminista, a razão, a consciência e a ação.Neste sujeito o centro essencial do eu era a identidade de uma pessoa.
b)Sujeito sociológico= nesta noção o sujeito reflete a crescente concepção do mundo moderno e a consciência de que ser individualista não é suficiente na sociedade e que o sujeito deve ter uma relação com outros indivíduos importantes para ele, que devem ser transmissores de valores, sentidos, símbolos e cultura do mundo em que habitam.Neste caso surge a interatividade entre a identidade e o eu.
c)Sujeito pós-moderno= este não tem uma identidade fixa,essencial ou permanente.Posto que é composto não de uma única identidade, mas de várias identidades, algumas vezes contraditórias ou não resolvidas.
De acordo com Stuart Hall, a identidade plenamente unificada, completa, segura e coerente é uma fantasia.Um fator muito ativo nesta crise de identidade é a emergênia da globalização que acaba causando um grande impacto na identidade cultural.
No entanto, este impacto da globalização viabiliza uma distinção entre as sociedades "tradicionais" e as "modernas". Nas tradicionais, segundo Anthony Giddens, a veneração do passado e dos símbolos são valorizados porque devem passar de geração para geração, o que é diferente nas modernas que em contraste, é definida como uma forma altamente reflexiva de vida, que apresenta mudança rápida, contínua e abrangente.
Conclui-se que, para Stuart Hall a cultura da identidade moderna deve ser compreendida de acordo com a cultura nacional e as mudanças ocasionadas através do processo da globalização.

Grupo "Poeticidade do samba de coco" (Ana Regina; Aline; Cleyanne; Patrícia; Sheyla)
Postado por Poeticidade do samba de coco Laranjeirense às 18:46

Estamos vivendo uma crise de Identidade

Segundo Stuart Hall a crise de identidade é vista como parte de um processo amplo de mudança que está deslocando as estruturas e processos centrais das sociedades modernas e abalando os quadros de referências que davam aos indivíduos uma ancoragem estável no mundo social. A identidade pessoal vem sendo mudada. Segundo Kobena Mercer, “a identidade somente se torna uma questão quando está em crise, algo que se supõe como fixo, coerente e estável é deslocado pela experiência da dúvida e da incerteza".

Três Concepções de Identidade
• Sujeito do Iluminismo
• Sujeito Sociológico
• Sujeito Pós-Moderno

Sujeito do Iluminismo: Baseado numa concepção da pessoa humana como um indivíduo totalmente centrado, unificado, dotado das capacidades de razão, de consciência e de ação, cujo “centro” consistia num núcleo interior, que emergia pela primeira vez e com ele se desenvolvia, ainda que permanecendo essencialmente o mesmo- contínuo ou “idêntico” a ele - ao longo da existência do indivíduo.
Sujeito Sociológico: A noção de Sujeito Sociológico refletia a crescente complexidade do mundo moderno e a consequência de que este núcleo interior do sujeito não era autônomo e auto-suficiente, mas era formado na relação com “outras pessoas importantes para ele” que mediavam para o sujeito os valores, sentidos e símbolos – a cultura dos mundos que ele/ela habitava.
Sujeito Pós-Moderno: Conceptualizado como não tendo uma identidade fixa, essencial ou permanente. A identidade torna-se uma “Celebração Móvel”: formada e transformando continuamente em relação às formas pelas quais somos representados ou interpelados nos sistemas culturais que nos rodeiam.
O Caráter da Mudança na Modernidade Tardia
Gilddens cita, em particular, o ritimo e o alcance da mudança- “à medida em que áreas diferentes do globo são postas em interconexão umas com as outras, ondas de transformação social atingem virtualmente toda a superfície da terra e a natureza das instituições modernas.

O que está em jogo na questão das identidades?
Um outro aspecto de identidade cultural moderna é o que é formado através do pertencimento a uma cultura nacional e como os processos de mudança - uma mudança que efetua um deslocamento compreende no conceito de globalização estão afetando isso.
GRUPO-MINORIAS SEXUAIS
POSTADO POR- Alex Correia Santos, Jaqueline Tavares Mendonça, Michelainy Maria Campos Santos, Suelma de Lima Ramos
Postado por Suelma às 18:42

CRISE DE IDENTIDADE

Stuart Hall expõe em seu livro uma discussão sobre “crise de identidade”. O que seria essa crise?
Percebe-se que as identidades culturais vêm sofrendo mudanças, antigamente cada nação tinha a sua identidade, existia um grande grupo nacional que apresentava uma única identidade cultural.
Na pós-modernidade, este único grupo foi fragmentado em classe, gênero, sexualidade, etnia, raça e nacionalidade, cada um com características diferentes, surgindo assim vários tipos de Identidade Cultural.


Identidade
A identidade, como a pele,
renova-se, perde-se de sete
em sete anos, muda no mesmo
corpo, torna diferente
a permanência humana.
A identidade é a soma
das intenções, uma foto
instantânea para um propósito
imediato que não dura.
A identidade é um equívoco
para camuflar o coração.

(Pedro Mexia, in "Duplo Império")

Amanda
Juliana
Micaela
Valdiane
Nilza
Postado por Profa.: Suzy Dayse - Consultoria e Cursos às 09:55

MUDANÇAS DAS SOCIEDADES MODERNAS

As mudanças das sociedades modernas influenciam nossas identidades pessoais fragmentando as paisagens culturais, gênero, sexualidade, etnia, raça e nacionalidade. No passado, estes nos ofereciam sólidas localizações como indivíduos sociais e, que devido o impacto da globalização, coloca-nos diante do jogo de identidades. A globalização nas identidades modernas está sendo descentradas, deslocadas e fragmentadas, o indivíduo está perdido, não tem mais a certeza de um pertencimento, pela velocidade do mundo em decorrência de competitividade, capitalismo, crise de valores morais e éticos...
O próprio conceito de identidade que estamos lidando, conforme HALL (2006, p.8), é demasiadamente complexo, pouco desenvolvido e compreendido nas ciências sociais contemporâneas.
Mas, é interessante lembrar-se o que o mesmo autor aponta sobre a noção de sujeito sociológico e sua construção de identidade, que se forma pela interação entre o eu e as sociedades. O sujeito ainda tem um "eu real", mas este é formado e modificado, num diálogo contínuo com os mundos culturais exteriores e as identidades que os mundos oferecem (2006, p.11). O sujeito Iluminista está centrado pela razão, consciência, ação, que emergia do interior do sujeito, desde que nascia o centro era o eu, a identidade de uma pessoa (Hall, 2006, p.11). O sujeito pós-moderno forma e transforma continuamente a identidade, conforme as suas experiências com o mundo e com o que lhe interpela, definindo-se historicamente e não biologicamente, apenas (Hall, 2006, p13).
A questão com a experiência de mundo do que vivemos é que a identidade vai se organizando, no entanto a variedade do mundo moderno faz com que tudo seja muito rápido e transitório, música, moda, estilos, tudo que circula no "ser e estar no mundo". No entanto, a diferença possibilita que se mantenham trocas nas relações circundantes, que ocorrem sempre parcialmente, não havendo um abandono total das identidades anteriores, apenas uma reconstrução.
Portanto, o mundo moderno é o ápice da fragmentação, mas o que está em jogo são a pluralização de identidades e o perigo de se perder as tradições antigas e o pertencimento que se convergia com outros pertencimentos, na diversidade, fazendo-nos reforçar os valores morais e éticos.
A globalização hoje, mesmo com seus pontos positivos de informação e alta tecnologia, impõe-nos o fim das culturas que não se adaptam aos novos sistemas, no entanto, temos que reconhecer que estes novos sistemas nos colocam muitas incertezas e desajustes, anteriormente bem alicerçados nas tradições que norteavam as ações.
Grupo: Literatura de cordel: Ângela,Flávia,Kleidy e Mara.
Postado por Professora Cristina às 10:10

IDENTIDADE

O autor aborda as tranformações que ocorreram na sociedade, ocasionando a crise de identidade cultural,
descreve tres tipos de identidade relacinado ao sujeito: do iluminismo, sociologico e o pós- moderno.
Cada um com suas características diferentes, o sujeito iluminista era visto como individualista, pois era centrado em se próprio; o sociológico era aquele que interagia com a socioedade, é voltado para o interior e o exterior.
O que se vê é o homem vivendo com identidades unificadas, ou seja, possuindo várias culturas, a este podemos denominar o sujeito pós -moderno.
O autor ainda faz uma analógia entre a sociedade moderna e a tradicional, o qual define a moderna como sendo constante, rápida e permanante, diz que a tradicional tem maior valor por tratar de temas valtados para o passado, os quais permanecem vivos, as esperiências, os símbolos, as tradições que perduram de geração a geração.
Os tipos de sujeitos apontado pelo autor poderiam enfluenciar de forma acentuosa, as decisões e propostas sociais.
As identidades culturais podem polonizar uma sociedade dividida por questões étcnicas, classes sociais, politicas e até mesmo sexual.
Equipe:forumidentidadesculturais.aju@hotmail.com
Jairo, Roselia, Marysandra e Carmelia

9 comentários:

  1. Grupo Universite,

    Verificar problemas de construção textual e deslizes ortográficos na postagem relativa ao nascimento e morte do sujeito moderno.

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  2. Grupo Festejos Juninos,

    Vcs simplificaram demais as idéias desenvolvidas por Hall e distorceram o ponto de vista por ele expresso. É preciso fazer uma leitura mais cuidadosa do capítulo e uma exposição mais sistemática do conteúdo apurado.

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  3. Grupo Amjif5,

    A postagem destaca uma passagem bastante significativa do capítulo em questão, mas não atinge o objetivo proposto É preciso comentar os pontos principais da refllexão aí configurada, estabelecendo a discussão do conteudo expresso com base na leitura feita.

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  4. Interativo,

    A questão "Será que o deslocamento do "eu" ideal para o eu real?" ficou incompleta. Já a questão: "Precisará o indivíduo pós-moderno de várias 'identidades' para desempenhar a multiplicidade de papéis que o mundo pós-moderno lhe impõe?" é apenas uma forma diferente de expressar a primeira questão " Uma só identidade será capaz de dar conta desses vários papéis?". Ambas encaminham para o mesmo questionamento. No mais caberia aí um desenvolvimento maior da reflexão ensaiada.

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  5. "Poeticidade do samba de coco",

    Ver pequeos deslizes na construção textual.

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  6. Minorias Sexuais,

    Assim como ocorre na postagem do grupo Poeticidade do Samba de Coco, a postagem de vcs mostra leitura e entendimento do texto base. Falta em ambas estabelecer uma discussão, ou seja, a problematização das questões colocadas por Hall, com base na reflexão feita sobre a leitura. Ver também pequenos deslizes textuais.

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  7. Grupo Capoeira,

    É preciso desenvolver um pouco mais a discussão com base no texto em estudo.

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  8. Literatura de Cordel,

    Ok. Espero que, da próxima vez, vcs ousem mais no estabelecimento da discussão em pauta.

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  9. Grupo Forum Identidades Culturais,

    Repito aqui a consideração feita na postagem do grupo Literatura de Cordel. Quanto a esta postagem especificamente, ver pequenos deslizes ortográficos.

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