domingo, 26 de setembro de 2010

BLOCO DE RESPOSTAS DO 1º FÓRUM

IDENTIDADES CULTURAIS

O mundo pós-moderno trouxe consigo uma questão que na verdade nada mais é do que a reprodução de uma dúvida que julgávamos haver solucionado, mas que longe disto, talvez jamais tenha uma resposta. Vivemos, vivíamos e viveremos numa eterna crise de identidade, alias, esta é a questão a que nos referimos quando dissemos haver a reprodução de uma dúvida. O que é crise de identidade?, desde quando pensamos em conceituá-la?, desde quando sofremos desta “enfermidade”?.

Pois bem, para tentarmos responder aos questionamentos cabe distanciarmo-nos do assunto e realizarmos uma autoanálise tentando visualizarmos quem somos, por que estamos neste mundo, com quais grupos, sejam étnicos, religiosos, políticos, culturais, nos identificamos. Vários elementos identitários comporão nossa autoanálise e nos trarão uma grande frustração em relação à formulação das respostas às perguntas, uma vez que com o advento do surgimento de novos grupos, novas identidades acabamos mudando conceitos e quebrando barreiras. Porém, cabe evidenciar que apesar da maioria destas respostas continuarem sem solução, uma delas ficará esclarecida. Na nossa ótica, o homem sofre desde os primórdios uma crise identitária que o move, o impulsiona, para uma busca incessante de autodefinição, e está crise com certeza foi, será e é a maior das tormentas das gerações. Mas calma, não nos adianta tentar o suicídio como solução para a impossibilidade de respondermos quem somos e o que queremos fazer neste mundo, nesta sociedade. Como já dissemos, este questionamento é a mola mestra para tentarmos, não digo que conseguiremos, definirmo-nos como uma pessoa que tem as suas opiniões e convicções, afinidades e divergências, congruências e incongruências, mas que apesar de toda esta crise tem sim uma identidade formada e está inserida num grupo, seja ele social, religioso, étnico, cultural, sexual, bebendo das mesmas respostas e dúvidas atinentes aos membros desta coletividade.

Analisando por esta visão, a nós parece caber a definição de crise de identidade como o estado de animosidade em que se encontra permanentemente o homem, por conta das mudanças culturais, sociais, sexuais, étnicas que trazem para ele uma mudança ideológica e o impulsiona em direção a um grupo com ideologias congruentes com as suas.


Grupo Identidades Culturais: Identidade Cultural dos Portadores de Deficiência Auditiva.

Almiro Rodrigues
Laydiane Ribeiro
Tereza Cristina
Viviane Almeida
Wellington Amaral
Postado por Identidades Culturais às 12:46

IDENTIDADES CULTURAIS

Essa disciplina nos é oferecida como inovação, é a oportunidade de nos aprofundarmos nos conhecimentos culturais presentes na modernidade, é um incentivo à cultura para que possamos dar mais valor ou pelo menos reconhecer e respeitar as identidades culturais. Na atualidade são muitas as identidades culturais que nos cercam, muitas vezes essas identidades não são respeitada, nem tão pouco valorizadas. No mundo cada vez mais moderno certas culturas estão sendo esquecidas e o surgimento de novas às vezes é visto com preconceito.
A inserção dessa disciplina na grade curricular do curso de Letras é um meio para refletirmos sobre a cultura e a sua luta para construir a uma identidade, mantendo-se viva no espaço da modernidade. Refletir e analisar as produções poéticas contemporâneas, e sobre a sua luta para conquistar espaço em meio a tantas inovações.
No entanto, a disciplina não servirá apenas para este fim, ela nos abrirá um horizonte de oportunidades para entendermos quem somos, qual a nossa identidade no mundo pós-moderno. Há ainda o conhecimento e habilidades de pesquisa que será desenvolvida.
Seria de grande importância se mais iniciativas deste tipo fossem praticadas nas faculdades, afim de desenvolver o conhecimento dos acadêmicos e de valorizar as identidades culturais que ainda sobrevivem e as que estão surgindo ao longo do tempo.
Acadêmicas:
Amanda
Micaela
Nilza
Valdiane
Juliana
Postado por valjuniam às 08:00

A QUESTÃO DA IDENTIDADE

A globalização tem contribuído para o surgimento de novas identidades e fragmentando o indivíduo moderno. Mudanças no sentimento de pertencimento.
Em essência, o argumento é o seguinte: as velhas identidades, que por tanto tempo estabilizaram o mundo social, estão em declínio, fazendo surgir novas identidades e fragmentando o individuo moderno, até aqui visto como um sujeito unificado. A assim chamada “crise de identidade” é vista como parte de um processo mais amplo de mudança, que está deslocando as estruturas e processos centrais das sociedades modernas e abalando os quadros de referência que davam aos indivíduos uma ancoragem estável no mundo social.”

Grupo amjif5: (Marta, Flavia, Idiane, Jhon)
Postado por garcia morena às 06:49

TRAÇOS IDENTITÁRIOS

Ao perceber o viés didático que contorna a discussão sobre o assunto - Identidades Culturais na Pós-Modernidade - é possível que o usuário dese blog conclua que o texto foi produzido por pessoas da área de educação. Isso é verdade, pois o grupo é formado em sua maioria por pessoas que já atuam nesse seguimento, sendo natural que imprima em seus discursos traços identitários próprios desse grupo (de educadores).
Antes de comentarmos apergunta "Que pretendemos dizer com crise de identidade?" julgamos pertinente fazer um breve levantamento dos conceitos de cultura.

O mais antigo significado de cultura advém do século XV, em que o sentido da palavra estava relacionado ao cultivo da terra, de plantação e de criação de animais, dando origem a termos que hoje empregamos, tais como agricultura, citricultura, ramicultura etc.
No segundo momento, início do século XVI, esse conceito é ampliado, abrangendo também o cultivo da "mente humana", porém afirmava-se que apenas alguns indivíduos, grupos ou classes sociais possuiam mentes e maneiras cultivadas, bem como só algumas nações apresentavam alto padrão de cultura, civilização. Essa idéia de cultura é consolidada no século XVIII, em que se acreditava que apenas as classe privilegiadas da sociedade europeia era m refinadas o suficiente para serem consideradas como cultas. O conceito de cultura relacionado às artes, que ainda hoje temos, advém dessa concepção.
No Iluminismo, o termo cultura é associado a um antigo processo geral de desenvolvimento. Só no século XX é que o conceito de cultura incluiria também a cultura popular.
Um outro significado da palavra culturas, com base na Antropologia, está relacionado aos vários modos de vida, de valores e signifacados compartilhados por diferentes grupos e períodos históricos.
Um quinto sentido que deriva da Antropologia Social, a cultura é concebida como práticas sociais, não como coisas ou civilização. Assim, nessa concepção o termo cultura significa o conjunto das práticas através das quais significados são construídos e compartilhados em grupo.
EQUIPE:
GLINAN
JOSEANE
MARIA ISABEL
MARIVALDO
ROSANGELA
Postado por INTERATIVO (Glinan,Bel,Jose,Marivaldo,Rosangela)

“ A IDENTIDADE EM QUESTÃO”
Ao lermos o capítulo do tema mencionado, podemos perceber como as mudanças de identidades mundiais vem cada vez mais fragmentando o individuo da modernidade, desta forma deslocando os processos sociais e estruturais da sociedade.
Para esse processo de transformação é importante ressaltarmos e distinguir três concepções como: O sujeito do Iluminismo este baseado numa concepção unificada, dotado de razões,um sujeito individualista; O sujeito Sociológico, ou seja, o sujeito da concepção interacionista; O sujeito pós-moderno aquele que não possui uma identidade fixa, formada e transformada continuamente.
Diante desses pressupostos é pertinente afirmarmos que a globalização é um grande fator para auxiliar no impacto de identidade cultural. A modernidade é definida como a experiência com a mudança rápida e contínua no cotidiano; ou seja, um processo de ruptura interna.
Postado por Culturais (Alirio, Itânia e Silvia) às 19:37

A identidade em questão

Segundo Stuart Hall, a identidade em questão trata das mudanças ocorridas em cada indivíduo, as suas velhas identidades que por um longo tempo estabilizaram o mundo social, agora estão em declínio, fazendo surgir novas identidades, tornando o individuo fragmentado enquanto ser cultural.
Hall relata sobre um tipo de mudança estrutural que vem transformando as sociedades atuais, é isso que esta deixando divididas as paisagens culturais de classe, gênero, sexualidade, etnia, raça e nacionalidade. Estas transformações estão também mudando as identidades pessoais. O ser humano esta perdendo o sentido de “si mesmo” e, com isso, entrando numa “crise de identidade”.
A identidade de cada sujeito é formada no interagir, entre ele e a sociedade, o sujeito não tendo uma identidade estável se torna fragmentado, dividido entre várias identidades transitórias, esse processo produz o sujeito pós-moderno, sem uma identidade fixa.
Outro aspecto dessa questão identitária esta relacionada ao caráter da mudança na modernidade tardia, Hall explica que as mudanças do sujeito moderno são constantes em uma forma rápida e permanente, a identidade muda de acordo com a forma que o sujeito é representado. Cada um carrega consigo a sua própria identidade, independente de qualquer coisa.
Grupo Univesit : Maria, Rosa, Vivian, Livia, Grazi
Postado por grupo @ univesit @ Maria, Rosa,Vivian, Grazi, Livia às 04:59

SUJEITO E SUA IDENTIDADE

O sujeito pós-moderno não possui uma identidade fixa, ou permanente. E sim uma identidade construída e desconstruída por meio das várias formas como somos representados ou projetados pelos sistemas que nos cercam.
O sujeito, previamente vivido como tendo uma identidade unificada e estável, está se tornando fragmentado; composto não de uma única, mas de várias identidades. A identidade do sujeito pode forma-se na interação entre o eu e a sociedade, e a lógica racionalista a do “penso, logo existo”.
A globalização influenciou nas identidades culturais, pois possibilitou o acesso a outras culturas das quais se pode agradar e apropriar.
Assim fica claro que, o sujeito forma sua identidade sobre a influência de vários fatores do meio em que vive.
eva_jua_jane_in@yahoo.com.br
Postado por Profa.: Suzy Dayse - Consultoria e Cursos às
1 comentários:

Identidade disse...
diante dessa reflexão o sujeito pós moderno passa por uma série de fases, ou seja de uma identidade pré-definnida.
Componentes: Pedro,Marilene,Cláudia,Flávia e Iara.
7 de setembro de 2010

CRISE OU ATUALIZAÇÃO DE VALORES

Com relação à pergunta: "Que pretendemos dizer com crise de identidade?" nos leva a outros questionamentos: Será que vivemos realmente uma crise de identidade? ou não estamos conseguindo acompanhar a dinamicidade da cultura?
Pois de acordo com os Pârametros Curriculares Nacionais: pluralidade cultural (1997, p.43-44) a cultura, como código simbólico, apresenta-se como dinâmica viva.
Todas as culturas estão em constante processo de reelaboração, introduzindo novos símbolos e atualizando valores. Ogrupo social transforma e reformula constantemente esses códigos, adaptando seu acervo tradicional às novas condições historicamente construída pela sociedade. A cultura não é algo fixo e crsitalizado que o sujeito carrega por toda sua vida como peso que estigmatiza, mas é elemento que auxilia a compor sua identidade.
Postado por INTERATIVO (Glinan,Bel,Jose,Marivaldo,Rosangela) às 12:42

DIVERSIDADE E IDENTIDADE
Para se compreender a construção de processos identitários, torna-se necessário refletir sobre a diversidade cultural, pois tanto a diversidade quanto a identidade, enquanto processo humano, não são inatos. Ambas são construídas em determinado contexto histórico, social, político e cultural.
Nesse contexto, Jacques d'Adesky (2001, p.76) nos chama a atenção para o fato de que a identidade para se constituir como realidade, pressupõe uma interação. A ideia que um indivíduo faz de si mesmo, de seu EU, é intermediada pelo reconhecimento obtido dos outros em decorrência de sua ação. Assim como a diversidade, nenhuma identidade é construída no isolamento. Ao contrário, ela é negociada durante a vida toda dos sujeitos por meio do diálogo, parcialmente exterior, parcialmente interior com os outros.
Postado por INTERATIVO (Glinan,Bel,Jose,Marivaldo,Rosangela) às 12:11

"CARACTERÍSTICA DA IDENTIDADE"

Não existe uma identidade fixa,essencial ou permanente.Ou seja,não há nada de concreto sobre o termo identidade,torna -se uma "celebração móvel":formada e transformada continuamente em relação às formas pelas quais somos representados ou interpelados nos sistemas culturais que nos rodeiam . têm sua definição pórem historicamente e não biologicamente.

O que está em jogo na questão das identidades? As identidades, estão sempre oscilando hora contraditórias,pórem nunca singular.Então,podemos dizer:que não há um conceito específico sobre identidade.

Grupo:amjif.
Composto por: FLÁVIA ROBERTA
IDIANE SANTOS
JONH ELDON
JOSÉ ADOLFO
MARIA MARTA
Postado por garcia morena às 05:38

Um comentário:

  1. Parabéns aos meus colegas e acadêmicos do Curso de Letras pelas postagens,estão um show mas venho por meio desse comentário focalizar a postagem referente a Identidade Cultural; feita por: Almiro Rodrigues,Laydiane Ribeiro, Tereza Cristina, Viviane Almeida e Wellington Amaral, está de parabéns, perfeita a compreensão do texto.

    ResponderExcluir