quinta-feira, 19 de agosto de 2010

INFORMAÇÕES PARA O 1º FÓRUM

Caríssimos,

Cada grupo deve postar um pequeno texto sobre o tema identidade cultural, tecendo considerações sobre os elementos identitários que nos unem e nos particularizam. Lançando um primeiro olhar sobre o processo de construção identitária como um processo que diz respeito a todos nós, podemos fundamentar ou ilustrar nosso comentário com um poema,uma análise crítica, uma narrativa, uma crônica etc. Com isso, daremos um primeiro passo no sentido da reflexão sobre a diversidade cultural que nos envolve e constitui, bem como sobre a pergunta que se coloca na página 7 do livro A Identidade Cultural da Pós-Modernidade, de S. Hall, que irá nortear nossas discussões: " Que pretendemos dizer com crise de identidade? ". Seguindo essa linha de pensamento, apresentaremos, no contexto dos nossos comentários, os nossos conceitos sobre a palavra "identidade".
Lembremos que cada equipe deverá conceber um nome para identificar o seu grupo de pesquisa, sendo importante que esse nome esteja relacionado ao tema escolhido para o trabalho a ser desenvolvido no decorrer do semestre. Ao final de cada texto coloquem o nome de todos os membros do grupo e abaixo escrevam 1º FÓRUM.

Saudações pós-modernas

3 comentários:

  1. Para Stuart Hall foi muito difícil, mesmo sendo de família de classe média, por ser negro, romper a estrutura implantada pela Inglaterra na colônia da Jamaica. Aqui no Brasil não foi diferente. Nós brasileiros continuamos lutando por espaços e na busca das nossas identidades culturais.É por isso que a disciplina "Identidade Cultural da Pós-Modernidade", ministrada pela Profª Drª Vilma nos conduz a encontrar as nossas identidades culturais.
    Com relação à pergunta "Que pretendemos dizer com crise de identidade?". Pretendemos dizer que é o não encontro ou reencontro daquilo que que realmente somos ou por não termos uma identidade cultural somos levados a seguir a cultura dominante existente. Ok?
    Grupo: Glinan, Joseane, Mª Isabel, Marivaldo e Rosângela.
    1º FÓRUM

    ResponderExcluir
  2. Na pós-modernidade tudo evolui rapidamente, seja nas ciências ou nas artes. A cultura popular naturalmente é a que mais muda, parece-nos que a cada nova geração surgem novos ritmos, novas danças, novas música e novas formas de se fazer teatro. Mas não devemos esquecer das velhas tradições culturais, pois estão enraizadas no coração do povo. Não somos eternos e nada é fixo ou permanente, tudo está em mudança frequente e nós também. Acreditamos que a Disciplina "A Identidade Cultural da pós-modernidade", ministrada pela Profª Drª Vilma, nos levará a esse entendimento.
    Grupo: Glinan, Joseane, Maria Isabel, Marivaldo e Rosângela.
    1º FÓRUM

    ResponderExcluir
  3. Na pós-modernidade as mudanças ocorrem rapidamente, seja nas ciências ou nas artes. Na cultura, as mudanças ocorrem a cada nova geração que surge. Novas músicas, novos ritmos, novas danças e novas formas de se fazer teatro, devemos respeitá-los. Mas não devemos esquecer ou desrespeitar os velhos costumes culturais enraigados no seio popular, até porque sabemos que nada é fixo e que também não somos eternos.
    Por isso, devemos procurar a nos modernizar a ponto de, dentro do possível, aceitarmos as novas mudaças culturais.
    A Disciplina "Identidade Cultural da Pós-Modernidade, ministrada pela Profª Drª Vilma nos leverá a entender melhor essas novas mudanças.
    Grupo: Glinan, Joseane, Maria Isabel, Marivaldo e Rosângela.
    1º FÓRUM

    ResponderExcluir